Skip to content

Título de eleitor já pode ser solicitado pela Internet

09/09/2009

Campanha_tituloA partir desta quarta-feira (8/9) os eleitores do Brasil inteiro poderão solicitar seu título de eleitor, pedir transferência de domicílio ou fazer a revisão de seus dados pela Internet. O sistema começou a ser implantado no início de agosto e hoje está disponível em todos os Estados e no Distrito Federal.

O Título Net é um pré-atendimento, feito pela rede mundial de computadores, e tem como objetivo dar agilidade no serviço prestado ao cidadão. O sistema começou a ser implantado no início de agosto, e hoje está disponível em todos os estados e no Distrito Federal. Depois de preencher o formulário pela internet, o eleitor comparece a um cartório eleitoral, em até cinco dias, para comprovar as informações e concluir o atendimento.

A vantagem do sistema é a comodidade oferecida ao eleitor, que poderá ser atendido, em algumas localidades, com data e hora marcada. Além disso, o processo é mais confiável, uma vez que é o próprio requerente que preenche seus dados. Ao servidor da unidade de atendimento da Justiça Eleitoral caberá apenas conferir os documentos apresentados com as informações previamente registradas.

Para solicitar o título, o requerente deverá apresentar documento de identificação e comprovante de residência; o maior de dezoito anos, do sexo masculino, deverá apresentar também o comprovante de quitação militar.

A existência de restrições cadastrais impedirá a utilização do serviço, devendo o eleitor procurar diretamente uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral.

Segundo o TSE, o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral, e se destina apenas a informar o número e a data da solicitação para proporcionar eventual atendimento diferenciado na unidade de atendimento da Justiça Eleitoral.

O serviço pela internet prevê ainda, que algumas multas eleitorais poderão ser impressas e pagas previamente, devendo o requerente apresentar o comprovante de pagamento na unidade de atendimento da Justiça Eleitoral. E o valor da multa poderá ser revisto pelo Juiz Eleitoral.

Para ter acesso aos serviços basta entrar no endereço eletrônico.

(http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm)

Fonte: ÚLtima Instância – UOL

Anúncios

From → Sociedade

8 Comentários
  1. A internet tem o seu lado ruim, mas tem muita coisa boa, e temos de utilizar aquilo que pode facilitar, um bom exemplo e tecnologia e cidadania.

  2. a internet e uma fonte de informação inesgotável encontramos cursos,livros,videos,amigos e muito mais temos que aproveitar esta era digital…valeu a postagem sobre o titulo de eleitor e obrigado por visitar minha postagem sobre series…mais viram e lembrarei dos que indicou…fuiiiii

  3. Que ótima notícia.
    Apesar do cartário eleitoral não ser distante de minha casa, isso evitará ter que ir lá duas vezes.
    Meus filhos adolescentes tem que tirar os títulos. Facilitará muito.
    Obrigado e um forte abraço.

    • erickfigueiredo permalink

      NO meu caso o problema são as filas intermináveis… Vem em boa hora.

  4. Olá, Erick!

    Já era tempo da modernidade chegar à Justiça Eleitoral em nosso país. Na verdade, A Justiça Eleitoral é a mais ágil, agora com essa novidade tende a tornar-se mais rápida ainda.

    Abraços

    Francisco Castro

    • erickfigueiredo permalink

      Também achei. Até que enfim! Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: