Pular para o conteúdo

Inclusão da Rocinha – Inclusão social

11/15/2011

O controle do território da favela da Rocinha pelo tráfico de drogas deve chegar ao fim após a ocupação pela polícia do Rio de Janeiro no último domingo, afirmam analistas ouvidos pela BBC Brasil. Isso não significa, entretanto, que o tráfico deixará de existir no local, ressaltam os especialistas. (Leia mais no sítio da BBC)

Um dos motivos que os brasileiros têm para festejar é a iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro com apoio do governo federal, na pacificação de favelas que, ao contrário da lógica da discriminação e segregação que criava guetos para isolar a população mais pobre que, sem alternativa, subiu os morros habitando com dificuldades perigosas encostas que, pela falta da presença do Estado, acabou se tornando território de bandidos que submetiam a população.

A falta de inclusão social produz este tipo de coisa: territórios sem Lei pela falta de apoio do Estado. Mas a inclusão de nosso povo incomoda muita gente. Incomoda aos “donos da nação”, a oligarquia existente desde o início do Brasil, e aos seus submissos seguidores que aprenderam direitinho com subserviência, aos seus “senhores” e que pregam a “ordeira submissão” que produz os territórios dominados pela bandidagem que ocupa o lugar de um Estado ausente e preconceituoso.

O tráfico vai continuar existindo, mas agora os traficantes perdem o status de “donos” de território e passam a ser meliantes que continuarão sendo presos pelo Estado presente e solidário.

From → Sociedade

2 Comentários
  1. Fico daqui torcendo para o sucesso dessa operação! Que a população da favela tenha em fim motivos para se alegrar. Longe do tráfico e com mais perspectiva de uma vida melhor!!!
    Tomara que tudo dê certo!

    Abraços.

  2. Assino em baixo!
    Um abraço.

Deixe um comentário