Skip to content

Viva a nova Independência!

09/07/2009

brasil

No pronunciamento que fez à Nação na noite deste domingo, em cadeia de rádio e televisão, o Presidente Lula disse que a participação popular é fundamental para o fortalecimento da democracia. E chamou a sociedade para debater junto com o Congresso o novo modelo de exploração do petróleo da área do Pré-sal proposto pelo governo.

No tradicional pronunciamento feito para saudar o Dia da Independência, Lula disse que sua mensagem seria diferente da dos anos anteriores, que tinham o objetivo de enaltecer o passado para pensar o presente. De acordo com o Presidente, o pronunciamento dedicado ao 7 de setembro neste ano seria para festejar o futuro e celebrar uma nova independência, que tem o nome de Pré-sal e a forma dos projetos enviados esta semana ao Congresso, que tem como conteúdo a mudança na regulamentação da exploração de petróleo e gás para que esta riqueza seja corretamente utilizada para o bem do Brasil e de todos os Brasileiros.

A principal mudança que estamos propondo é que, nas áreas ainda não exploradas do Pré-sal, passe a vigorar o modelo de partilha. Quase todos os países que têm grandes reservas e baixo risco de exploração adotam este sistema. Ele garante que o Estado e o Povo continuem donos da maior parte do óleo e do gás, mesmo depois de sua extração.

Veja, ouça e leia a íntegra do pronunciamento de Lula para o Dia da Independência.

Anúncios

From → Sociedade

4 Comentários
  1. Olá, Erick!

    Eu acho que o nosso presidente está coberto de razão. Alguns querem que os resultados do Pré-Sal para a população brasileira sejam distribuídos conforme as regras atuais, onde o Estado nãso é o senhr da situação e o mercado tem um poder muito grande além dos recursos arrecadados como tributos dessa atividade serem repartidos para as áreas de produtoras. Com o novo modelo, o Estado passa a ter muito mais poder, os recursos são distribuídos para todos os Estados e Municípios brasileiros e passa a existir um controle muito mais forte forte os gastos desses recursos pelos entes da federação. A população deve cobrar e exigir que essas medidas seja aprovadas pelo Senado Federal e pela Câmara Federal.

    Abraços

    Francisco Castro

    • erickfigueiredo permalink

      Obrigado pelo comentário. Eu acredito que os recursos devam ser repartidos pelo Brasil, pois afinal de contas estamos em uma república federativa.

  2. será? sei não…
    abs

    • erickfigueiredo permalink

      É sim… Pode acreditar. Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: