Skip to content

Inclusão da Rocinha – Inclusão social

11/15/2011

O controle do território da favela da Rocinha pelo tráfico de drogas deve chegar ao fim após a ocupação pela polícia do Rio de Janeiro no último domingo, afirmam analistas ouvidos pela BBC Brasil. Isso não significa, entretanto, que o tráfico deixará de existir no local, ressaltam os especialistas. (Leia mais no sítio da BBC)

Um dos motivos que os brasileiros têm para festejar é a iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro com apoio do governo federal, na pacificação de favelas que, ao contrário da lógica da discriminação e segregação que criava guetos para isolar a população mais pobre que, sem alternativa, subiu os morros habitando com dificuldades perigosas encostas que, pela falta da presença do Estado, acabou se tornando território de bandidos que submetiam a população.

A falta de inclusão social produz este tipo de coisa: territórios sem Lei pela falta de apoio do Estado. Mas a inclusão de nosso povo incomoda muita gente. Incomoda aos “donos da nação”, a oligarquia existente desde o início do Brasil, e aos seus submissos seguidores que aprenderam direitinho com subserviência, aos seus “senhores” e que pregam a “ordeira submissão” que produz os territórios dominados pela bandidagem que ocupa o lugar de um Estado ausente e preconceituoso.

O tráfico vai continuar existindo, mas agora os traficantes perdem o status de “donos” de território e passam a ser meliantes que continuarão sendo presos pelo Estado presente e solidário.

Anúncios

From → Sociedade

2 Comentários
  1. Fico daqui torcendo para o sucesso dessa operação! Que a população da favela tenha em fim motivos para se alegrar. Longe do tráfico e com mais perspectiva de uma vida melhor!!!
    Tomara que tudo dê certo!

    Abraços.

  2. Assino em baixo!
    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: