Skip to content

Protestos contra a ganância e o protecionismo na UE e EEUU

10/09/2011

Ontem houve manifestações contra a crise econômica capitalista e também sobre a forma como vem sendo condizidas as ações para combatê-la. Em Bruxelas, na Bélgica, houve manifestações reprimidas pela polícia. Nos Etados Unidos as manifestações iniciadas em Washington se estendem a Los Angeles Com gritos de “Humanidade não precisa de ganância corporativa” ou “parar a máquina para criar um mundo novo”. Manifestações na Grécia, na França, na Italia, na Espanha… Enfim: Europa e Estados Unidos aderiram aos movimentos no mundo árabe pedindo democracia.

As análises que vemos é que os protestos são contra o capitalismo. Discordo. O que a população quer é que o povo seja ouvido e respeitado. A fúria pelo lucro massacra a população. A forma como se comportam os governos privilegiando alguns poucos poderosos em detrimento da maioria enfurecem e transtornam o mundo. O que não é diferente do que ocorre também no mundo árabe, que se indigna contra a exploração do povo por uns poucos poderosos.

Esta tendência não é contra o capitalismo, assim como não foi o movimento deflagrado na Rússia que acabou por extinguir a União Soviética, quando, como agora, houve revolta do povo oprimido e o clamor por políticas governamentais voltadas para o bem povo e não de alguns. Somente uma política voltada para o bem estar e liberdade da população é capaz de trazer equilíbrio econômico e social melhorando o capitalismo que parece estar sendo sacudido e conduzido para uma forma de governo mais democrática, na medida em que deve voltar-se ao atendimento às necessidades da maioria e não à ganância de alguns exploradores.

Ainda bem que estamos na América Latina, mais precisamente no Brasil não é mesmo?

Anúncios

From → Sociedade

2 Comentários
  1. Fico pensando que este comportamento dos seres humanos, ainda demora muito a mudar… Desde que o homem criou consciência repete o ato animal de diferenciar-se pela força e poder. Não é diferente agora, as revoluções vem e vão e tem sempre alguém repetindo o mundo dos macacos.

    Abraços!

  2. EEUU? Eu acho que a década de 50 já ficou para trás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: