Skip to content

Mahmoud Abbas pede reconhecimento ao Estado Palestino

09/24/2011

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Mahmoud Zeidan Abbas, apresentou ontem, 23/09/2011, o pedido para que a ONU reconheça o Estado Palestino como membro pleno, com logos aplusos ao discurso logo após entregar o documento para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, quando declarou: “É o momento da verdade e o meu povo está esperando para ouvir do mundo: vão permitir que Israel continue a sua ocupação, a única ocupação do mundo?”

A resposta veio rápida quando o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu, em tom de ameaça (como sempre) disse: “Sua tentativa de ser aceito como membro das Nações Unidas irá falhar”, acrescentando: “Essa tentativa falhará, uma vez que tem que passar pelo Conselho de Segurança”, se referindo ao veto dos EEUU, seu tradicional aliado.

O ONU tem mostrado sua incapacidade de resolver o conflito palestino-israelense e ocupação israelense de 40 anos. Nenhuma causa tem consumido tanto trabalho da ONU como o sofrimento dos palestinos deslocados e ocupados. Centenas de suas resoluções sobre a Palestina não foram respeitados e muito menos aplicados há mais de meio século.

Washington vetou mais de 40 resoluções do Conselho de Segurança da ONU crítica de suas políticas, algumas das quais foram elaborados por seus aliados europeus. Uma rápida olhada hoje no Oriente Médio deixa claro que estes vetos não contribuiram para o interesse de nenhuma das partes, nem para a paz e a segurança na região.

Fonte: Aljaseera

Anúncios

From → Sociedade

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: