Skip to content

Catástrofes ambientais e desenvolvimento do nordeste- Precisamos reagir

03/08/2011

 

Projetos Industriais em Suape-PE

Fico abestadamente cismando aqui com os meus botões sobre esta mudança da situação climática e seu efeito no nordeste e sudeste. Hoje estava lendo estarrecido notícias sobre o desenvolvimento e riqueza de Pernembuco e não sobre seca, fome e miséria. Acredito que tenha sido obra do aquecimento global, que acabou com a seca da qual não se ouve falar…

Há menos de nove anos atrás o nordeste era citado pela seca, pela fome, pela migração de seus habitantes para o sudeste maravilha, onde chovia (e continua chovendo e alagando cada vez mais). Nordeste era sinônimo de miséria e merecia donativos e esmolas. O nordestino era tido (pela preconceituosa elite paulistana) como pouco dotado intelectualmente.

Com as mudanças climáticas produzidas pelo aquecimento global, o que se vê é o desenvolvimento do nordeste com grandes empresários sagazes e bem preparados despontando e mandando às favas a seca que, se existe, não causa mais a migração do povo nordestino para o sudeste maravilha e o que se vê é a migração em sentido contrário: do sul-sudeste para o nordeste. E este processo teve início há menos de nove anos atrás. Vejam como pode ser rápida as mudanças e seus efeitos na geografia…

A reportagem da Folha de São Paulo, que gerou minha constatação, fala sobre Pernambuco citando a Refinaria Abreu de Lima, a Petroquímica Suape, o Estaleiro Atlântico Sul, a Transnordestina, Tranposição do Rio São Francisco, Siderúrgica Suape e a Fiat, que investe ali R$ 3 bilhões.

Precisamos mesmo tomar cuidado com o clima do planeta. Vemos que as coisas estão mesmo mudando e que o nordeste cresce e se desenvolve. Deste jeito, com os nordestinos voltando para seus estados de origem, quem irá trabalhar e construir o desenvolvimento do sudeste maravilha?

O pior é que este fenômeno agora está se espalhando para o norte. Precisamos evitar a construção de Belo Monte, pois sua construção afetará o clima (de São Paulo cada vez mais alagado) e afastará os trabalhadores oriundos do norte assim como está acontecendo com os do nordeste.

Vamos cuidar melhor do clima para manter os privilégios do povo do sul-sudeste maravilha através do trabalho mal remunerado do povo do norte-nordeste!

P.S.: Estou louco para sair do trânsito caótico e das enchentes de São Paulo para ir para o nordeste, que se desenvolve cada vez mais com exuberante paisagem e atrações espetaculares. Mas tenho medo: será que o nordestino tratará o migrante de São Paulo com o mesmo preconceito com que foram tratados os nordestinos por aqui?

Anúncios

From → Sociedade

3 Comentários
  1. Onde será que eu li isso??
    “Um dia o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”.

    Essa nossa literatura é mesmo profética, traz pitonisas entre as folhas dos romances…

    Os nordestinos, princiálmente os lutadores sobreviventes que vivem no limite do desamparo, onde “o Sol seca até a alma” como disse um blogueiro dia desses por aí, merecem ser felizes sim, depois de tanta exploração.

    Sucesso a todos os nordestinos!

    Abçs!

  2. erickfigueiredo permalink

    Sobradinho… Sá e Guarabira… Frase de Euclides da Cunha… Antonio Conselheiro…

    Fico muito contente de poder assistir ao crescimento do nordeste ainda em vida. O valente povo nordestino (do qual sou descendente e marido) merece.

    Obrigado pela visita e comentário.

Trackbacks & Pingbacks

  1. Catástrofes e desenvolvimento – Precisamos reagir « COMENTÁRIOS DE … | E-Commerce Center

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: