Skip to content

As vantagens pagas por empreiteiras ao governo do Rio

01/23/2011

Segundo o jornal “O Dia”, no site Terra:

As empresas MRV, RJZ/Cyrela, Gafisa, PDG, Rodobens e Rossi, que integram o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, selaram acordo com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para a construção das unidades nos sete municípios afetados pela tragédia (incluindo Areal, que não registrou mortos), para serem doadas às vítimas das enchentes. O anúncio oficial será quinta-feira, em encontro com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Guanabara.

A parceria prevê que o governo do Estado dê os terrenos e a infraestrutura. “Na próxima semana, vamos começar os trabalhos de topografia e sondagem no terreno da Fazenda da Laje, de cerca de 2 milhões de m². Ele fica no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, e foi desapropriado pela prefeitura”, afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, que esteve, sexta-feira, com Cabral, no encontro com os diretores das construtoras.

As “comissões” são pagas através da construção de casas em parceria com o Estado Rio de Janeiro. O valor da construção de duas mil casas deve ser significativo. Mas esta “comissão” não está sendo paga ao administrador, mas canalizada como bonificação. Afinal de contas o lucro obtido em obras públicas torna esta “bonificação” uma pechincha. É um investimento feito pelas construtoras que trará dividendos para as empresas melhorando sua imagem junto à população, garantindo a credibilidade das empresas.

Esta notícia me faz pensar no quanto é pago em forma de propina e no quanto tais medidas poderiam beneficiar a população. Não estou querendo dizer que Sérgio Cabral é um santo, pois é um ser humano. O que me surpreende é a forma de obter vantagens dos fornecedores através de bonificações dirigidas aos seus clientes que é a sociedade. Tomara que esta prática se torne moda e que as vantagens passem a ser pagas diretamente à população.

Anúncios

From → Sociedade

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: