Skip to content

Brasil Israel – revendo posições

03/15/2010

Ontem cheguei a apublicar um artigo em que manifestava minha opinião sobre a falta de repercussão da visita de Lula ao Oriente Médio, mas hoje, lendo artigo da BBC, fui obrigado a rever minha posição. Diz a BBC:

O Brasil pode desempenhar um papel importante no processo de paz do Oriente Médio, afirmaram à BBC Brasil representantes do governo de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), às vésperas da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à região, neste domingo.

Segundo a notícia, tanto o portavoz do premiê Binyamin Netanyahu, Mark Regev quanto o portavoz do governo palestino Ghassan Hatib disseram da crescente influência internacional do Brasil, que se apresenta como um mediador honesto no conflito entre Israel e Palestinos.

Israel deve pedir ao Presidente brasileiro apoio nas sanções contra o Irã, enquanto os palestinos querem que o governo brasileiro ajude a pressionar Israel contra a expansão dos assentamentos israelenses.

Existem divergências de opinião sobre a questão do Irã, pois enquanto o Brasil prega o caminho do diálogo, Israel defende sanções “paralizantes” contra o Irã.

Vemos que a missão brasileira, ao contrário do que eu previa, influencia positivamente para a solução do conflito entre Israel e Palestina. Aguardemos.

Leia mais na BBC Brasil

Anúncios

From → Sociedade

7 Comentários
  1. Olá!

    Muitas pessoas menospreza a importância do Brasil no contexto mundial. Sabemos que o Brasil ultimamente passou a ter peso crescente não só na economia mundial, mas também na política externa. Isso é bastante relevante porq

  2. Olá, Erick!

    Muitas pessoas menospreza a importância do Brasil no contexto mundial. Sabemos que o Brasil ultimamente passou a ter peso crescente não só na economia mundial, mas também na política externa. Isso é bastante relevante porque pode refletir no tratatamento que os brasileiros passarão a receber no exterior quando forem viajar para outros países.

    Abraços

    Francisco Castro

    • erickfigueiredo permalink

      Às vezes nós mesmos (no caso eu), somos levados a pensar diferente. Obrigado pelo comentário.

  3. Este desacordo entre palestinos e israelenses tem perdurado por anos, e o comentário pela imprensa é que Lula está interferindo com o intuito de conseguir uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU.

    Temos que admitir que nosso país tem crescido e tem se tornado mais influente entre os países da América do Sul, e é natural que passe a ser ouvido.

    • erickfigueiredo permalink

      Concordo plenamente. Obrigado pela visita. Volte sempre.

  4. Eu não sei até hoje quem tem a razão. Na sua opinião senhor Erick quem está certo?

Trackbacks & Pingbacks

  1. Credigy Receivables and Steve Stewart | Argentina 1 – 3 Brasil Eliminatorias Sudafrica 2010 09/05/09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: