Skip to content

Cabeça de Bacalhau

02/28/2010

Uma expressão cotidiana que ouvi outro dia me fez pensar: “Cabeça de bacalhau”. Fiquei listando coisas que são semelhantes à cabeça de bacalhau. Aquelas coisas que sabemos que existem, ou pior, pensamos que existem, mas nunca vimos ou sequer conhecemos alguém que tenha visto alguma. Eu já encontrei uma espinha do bicho numa garfada uma vez, mas nunca vi a cabeça.

Quem pode dizer que cabeça de bacalhau não existe? Por falta de argumentos e de experiência, damos crédito ao que ouvimos dizer. Afinal aquilo parece ser um peixe, um animal, e como todo animal vertebrado, ele dever ter cabeça, mesmo que nunca tenhamos estudado biologia marinha, mergulhado nas águas geladas do Ártico, ou pescado por lá, concluímos que o bacalhau tem cabeça.

Em que isso importa? Aquele pedaço de carne salgada é mesmo deliciosa, mesmo que o bicho não tenha cabeça. O que interessa é que é bom e gostoso. É assim que as decisões são tomadas: não importa muito o bom senso, desde que a coisa satisfaça o paladar ou qualquer outra necessidade. O problema do bacalhau é o preço, e como tudo que é bom e caro é alvo do contrabando e da falsificação.

É claro que a falsificação não é o mesmo, é alguma coisa mais ou menos parecida. E de repente o importante não é mais satisfazer uma necessidade, mas mostrar alguma coisa sem cabeça. Existem alternativas com cabeça, mas todos procuram por aquilo que nem é original, e pior, muitas vezes é ilegal. O importante é não ter cabeça.

Autor: Erick Junior

Anúncios

From → Sociedade

4 Comentários
  1. LISONN permalink

    Que Post Fantástico!
    Amigo ERICK, a sua narrativa é impecável e realmente nos leva a repensar sobre a bendita, Cabeça de Bacalhau. Bem, eu nunca vi, mas, o interessante é que o deve ser um dos poucos peixes que nos é oferecido sem a cabeça e sem dúvidas é extremamente saboroso.
    Valeu a pena conferir!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    • erickfigueiredo permalink

      Na realidade quem escreveu foi meu filho. Eu apenas publiquei porque também gostei. Muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras.

  2. isabelle permalink

    Pq a maioria dos Brasileiros nao conheçem a cabeça do “bacalhau” ??

    • erickfigueiredo permalink

      Isto se dá pela distância onde vivem as espécies conhecida como bacalhau, a Gadus morhua e a Gadus macrocephalus que habitam, respectivamente, as águas frias do Oceano Atlântico nas regiões do Canadá e do Mar da Noruegao e no Oceano Pacífico na região do Alaska, que estão muito distantes do Brasil, que fica nas margens sul do Oceano Atlântico, sendo assim sem sentido o transporte da cabeça destes peixes, conhecidos apenas por fotografias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: