Skip to content

Rio de Janeiro proibe sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais

01/24/2010

Uma lei no Rio, aprovada em julho do ano passado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), obriga os estabelecimentos comerciais do Estado a trocarem até 2012 as sacolas plásticas por bolsas feitas de material reciclável. Quem não cumprir a regra, está sujeito a multas que podem chegar a R$ 10 mil por cada infração.

Além do Rio, governos de quatro Estados adotaram leis contra o uso de sacolas plásticas [Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e Paraná], 19 prefeituras [Goiás, Belém, Piracicaba, Balneário Camboriú, Uruguaiana, Maceió, São Paulo, Jundiaí, Natal, Florianópolis, Belo Horizonte, Uberlândia, Recife, João Pessoa, Aracajú, Sorocaba, Piracicaba, Mogi das Cruzes e Guarulhos] e o Distrito Federal.

Em Santa Bárbara D`Oeste, no interior de São Paulo, há um projeto de lei dos vereadores Fabiano Martinez (PDT) e José Antônio Gonçalves (PV) que cria caixas preferenciais nos supermercados para quem opta por não usar sacola plástica. A previsão é de que o projeto seja votado este ano.

Fonte: R7

Anúncios

From → Sociedade

5 Comentários
  1. LISONN permalink

    Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo Erick, com sinceridade, a Lei que trata sobre a proibição de uso de sacolas plásticas está mais que correta, e em todos os estados deveriam fazer o mesmo.
    Parabéns pelo excelente texto!
    Abraços,
    LISON.

    • erickfigueiredo permalink

      Desde que devidamente substituídas por outro material sem ônus para os consumidores. Obrigado pelo comentário.

  2. Olá, Erick!

    Essa é uma ótima iniciativa para melhorar o nosso meio ambiente. Temos muitas e muitas sacolas plásticas que ficam nos rios, riachos, córregos, encanamentos e nas vias publicas. Com outros tipos de materiais que logo se dissolvem em substituição a essas sacolas teremos menos transtornos como enchentes e outros que tantos prejudicam as pessoas.

    Abraços

    Francisco Castro

    • erickfigueiredo permalink

      Só não podem cobrar dos consumidores por este benefício, não é mesmo? Obrigado pelo comentário.

  3. Edilene Silva permalink

    Olá, saudações!
    Não posso negar que essa iniciativa é maravilhosa. Pois não podemos esquecer, que a sacola plástica se tornou uma aliada para colocarmos o lixo de casa de todos os dias, fora. Falo pelo que vejo e sei, como isso vai ser feito? pois muitas vezes coloquei o meu lixo em latões apropriados para lixo e me levaram…rs; as sacolas de lixo que vende no mercado, são horriveis rasga por qualquer coisa e na verdade depois de usada pra lixo não tem como reciclar, pois está contaminada.
    Outro ponto que observei, foi quando fui fazer compras; o mercado não me ofereceu outra forma para levar minhas compras e a única coisa feita foi me avisar que não poderia colocar uma sacola dentro da outra!!!RS…
    Bem, infelizmente as sacolas plásticas irão fazer falta por esses motivos, mas tudo por uma grande causa, mas ainda falta muito para melhorar. Espero que seja logo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: