Skip to content

Exército americano expulsa jornalistas no Haiti

01/23/2010

Exército norte-americano ordenou aos jornalistas estrangeiros, sem explicações “de qualquer tipo”, que têm que abandonar nas próximas horas o aeroporto de Port-au-Prince, no Haiti.

A denúncia foi feita pelos enviados de vários órgãos de informação espanhóis que acusam os militares de terem dado um prazo “de poucas horas” para que os jornalistas abandonem o local.

“Os soldados norte-americanos decidiram expulsar os jornalistas do aeroporto de Port-au-Prince onde estão dezenas de jornalistas, sem dar explicações de qualquer tipo”, relatou o enviado da Rádio Televisão Espanhola, Fran Sevilla.

“Há enormes problemas de alojamento em Port-au-Prince, onde os poucos hotéis que funcionam e com precariedade de meios estão abarrotados”, precisou na página da RTVE.

Segundo relata Fran Sevilla, os soldados comunicaram aos jornalistas que tinham “três horas” para sair do acampamento da Agência Espanhola para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID), tendo o prazo sido ampliado depois para as 08:00 locais de quinta-feira.

Veja mais no Jonal de Notícias – Portugal

Meu comentário: As acusações de Hugo Chaves com relação às ações dos Estados Unidos no Haiti foram taxadas pela nossa imprensa e a americana como loucuras de um alienado. As acusações agora vêm da Europa. Seriam também loucuras de insanos que querem denegrir a imagem dos Estados Unidos?

Anúncios

From → Sociedade

8 Comentários
  1. Olá Erick,

    Eu também li a notícia no JN. Por muita necessidade que haja de sossego para levar a bom porto toda a operação, não se justifica aquela atitude por parte dos americanos. As coisas estão difíceis e é preciso evitar a venda de crianças que começam a ser negociadas nos EU. Mesmo assim é descabida e anti-democrática aquela posição. Vamos ver no que dá.

    Abraços
    Luísa

    • erickfigueiredo permalink

      Luísa, aqui no Brasil JN é Jornal Nacional, transmitido pela Rede Globo de TV à noite. Melhor escrever o nome completo rs rs…
      Sobre a notícia, é realmente triste este comércio de crianças. Quanto ao que vai dar a ação do exército americano, já tenho a resposta: não vai dar em nada.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços.

  2. Erick, o que tenho lido a respeito desde a “tomada” americana é que eles estão controlando tudo mesmo. Eu ouvi no noticiário que estavam desrespeitando a participação dos soldados brasileiros, no sentido de tomar conta daquilo que nós temos feito por anos. Por mais que eles tenham “força e experiencia” nada justifica. Eu li e fiquei chocada quanto ao comércio de crianças, nestas circunstanciais atuais… que situação medonha e caótica.
    Sobre os jornalistas, estou curiosa para saber o motivo de colocar todos para fora assim de repente e rapidamente.

    Bom domingo!

    • erickfigueiredo permalink

      Toda esta situação está muito estranha. Os pobres haitianos precisam de ajuda. O trabalho dos jornalistas é importante em todo este contexto para destaque da situação e para que a população mundial possa se mobilizar.
      A questão das crianças é triste, mas acredito que, em certos casos a adoção será o melhor para elas.
      Vamos aguardar e ver no que tudo isto vai dar. Tomara que tudo seja resolvido e que a ajuda enviada por todo o mundo possa minimizar o sofrimento do povo daquele país.

  3. Olá Erick!

    Os EUA estão tão acostumados com o papel auto-investido de “motor do mundo” como o Barak Obama costuma se referir em seus discursos para o público interno – nos EUA – que age, assim, sem qualquer cerimônia, como se estivessem em casa.
    Quanto ao Hugo Chaves, a “nossa mídia” continua não sendo referencia – pelo menos para mim – pois, dá muito trabalho “peneirar” aquilo que confio e considero relevante.

    Um abraço

    • erickfigueiredo permalink

      Concordo plenamente com o teu comentário, pelo qual agradeço.

  4. Desde quando o Hugo Chaves tomou posse, eu sempre notei essa mania de denúncia dele, ele é muito parecido com o Governo Requião, do Paraná, quando eles fazem uma denúncia, não estão brincando, portanto, as denúncias devem no mínimo serem investigadas.

    Quanto aos americanos, sem comentários, sua truculência e ignorância estão fora de alcance de qualquer análise sensata que possamos fazer.

    ABS

    • erickfigueiredo permalink

      Interessante a tua analogia com Roberto Requião. Concordo contigo. Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: