Skip to content

Por que Evo Morales foi reeleito?

01/22/2010

Nos últimos quatro anos, a Bolívia cresceu economicamente, em média, cerca de 4,5% ao ano. Para garantir a manutenção desse percentual com chances de elevação, o presidente Evo Morales investiu no aumento dos preços das commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional) das empresas mineradoras, fortaleceu a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) que lida com gás e derivados – e fechou vários acordos de cooperação internacionais. Também aplicou em programas sociais.

Analistas políticos afirmam que a vitória e a recondução do presidente Evo Morales, de 50 anos, representa a reação popular aos anos de opressão política e social. Até a década de 70 havia locais no país que proibiam a presença de indígenas e descendentes. A discriminação estimulou a população boliviana a impor restrições a tudo que representa o colonizador espanhol, segundo especialistas.

Em 2005, o então líder do do Movimento Esquerdista Boliviano Cocalero, Evo Morales, chegou ao poder ao obter maioria no segundo turno das eleições e manter a fidelidade à cultura de seus ancestrais. Quatro anos depois, foi reeleito com 64% dos votos, embora alvo de polêmicas e críticas.

Nas ruas de La Paz (capital administrativa), os eleitores de Morales têm orgulho do que ele representa. “Sou partidário de Morales porque olha para os mais pobres. Antes dele, isso não ocorria”, afirmou o motorista de táxi Celso López. “Espero que ele promova mais oportunidades de emprego, que é o que nós estamos precisando”, disse o agricultor Florencio Suarez.

Fonte: Agência Brasil

Opinião

Apesar das críticas e das tensões com os vizinhos, inclusive o Brasil, não se pode negar que, para os bolivianos, o governo de Evo Moales trouxe progresso social. E, em defesa de seus próprios interesses, o povo o reelegeu. A defesa dos interesses do povo, em uma democracia, deve prevalecer e prevalece. A alternância do poder é necessária para que se evitem excessos. Mas quando não há opção, não resta outra alternativa a não ser a continuidade.

Anúncios

From → Sociedade

2 Comentários
  1. Muito boa matéria, curiosa.
    Abraços forte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: