Skip to content

Sped – Ferramenta de administração ou arma fatal.

01/19/2010

Para especialista, os problemas enfrentados no registro da NF-e, um dos pilares do sistema, provém da gestão de processos.

Embora a formalização das notas fiscais eletrônicas (NF-e) seja um dos maiores desafios para as empresas na hora de implementar os pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), ela pode contribuir para a revisão de processos e ganho de eficiência operacional. A opinião é do gerente sênior da Pricewaterhouse Coopers, Bruno Porto.

Cadastro de clientes e de fornecedores desatualizados, duplicidade de dados e falta de regras eficazes na hora de efetuar os registros no sistema são alguns dos obstáculos enfrentados. “O problema do cadastramento é resultado de uma gestão interna de processos que precisa ser melhorada. A NF-e demanda informações que são essenciais nas organizações e que deveriam estar em conformidade independentemente do sistema”, disse.

Para resolver essas questões, Porto recomenda que seja feita uma reestruturação e limpeza na base de dados. “É preciso atualizar as informações constantemente e garantir que a inserção no sistema tenha regras claras e procedimentos mais eficientes. Investimentos em tecnologia também são essenciais para concretizar isso. Quanto mais automatizada estiver, menor a chance de erro”, explicou.

“Como o Sped foi criado para gerar dados real time, a qualidade da informação precisa ser priorizada pelo CFO. Para isso, deve desenvolver melhor a área fiscal e de TI da corporação com treinamento e qualificação profissional”, destacou.

Fonte:  Financial Web

O sistema de contabilidade digital adotado hoje no Brasil exige ferramentas mais sofisticadas para a gestão, pois a integração fiscal, contábil e de custos se dá “on line” e isto é bom para todos. Para o governo, porque tem as previsões de recursos de forma segura. Para o consumidor, porque sabe que as transações estão registradas e o acesso a estas informações podem se dar de forma simples e segura. Para a sociedade porque diminui a corrupção, tão comum nos tempos em que a verificação estava a cargo de um servidor público nem sempre muito honesto e que cobrava para não ver o que acontecia de errado.

Hoje as empresas têm que se aparelhar tecnológicamente para suportar o envio de informações seguras e que não sejam contraditórias. Isto facilita a gestão do negócio na medida em que as ferramentas existentes através dos sistemas de ERP são hoje uma necessidade.

ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Ou seja, um sistema que permite ao gestor informações, em tempo real, dos dados que indicam as vendas; as existências em estoque; as necessidades de compras; contas a pagar e a receber com controle do fluxo de caixa; os pedidos em aberto e as previsões de vendas, de recebimentos e demais dados que indicam a situação da empresa.

A tecnologia hoje ajuda na gestão e na administração do negócio e, cada vez mais se torna uma necessidade. Principalmente nos tempos em que todos nós estamos tão expostos. É como disse um amigo em seu post: hoje vivemos em um grande “Big Brother” que, se bem administrado, servirá como ferramenta de gestão. Se mal administrado, será uma arma apontada contra o próprio empreendimento.

Anúncios

From → Sociedade

9 Comentários
  1. Olá, Erick!

    A sofisticação dos processos eletrônicos também exigem que as pessoas que lidam com os mesmos sejam preparada e dedicadas e ao mesmo tempo tenham capacidade de manter o sistema funcionando com eficiência.

    Abraços

    Francisco Castro

    • erickfigueiredo permalink

      A mais pura verdade. Esta capacidade exige dinheiro. Mas, para os menos capacitados economicamente, aconselho iniciar pela opção pelo Simples.
      Obrigado pelo comentário.

      • Eis uma grande oportunidade para nós profissionais das áreas contábil, tributária e de Tecnologia.

      • erickfigueiredo permalink

        Sem dúvidas, José Adriano. Uma oportunidade que não pode ser perdida. Obrigado pelo comentário.

  2. LISONN permalink

    Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo Erick, com sinceridade sou um leigo nesta área, porém, estou torcendo muito para que o seguimento em tela se faça presente para o perfeito funcionamento em benefícios de todos. Para tanto, se fazem necessário investimentos que todos devem fazer sob pena de ser remetido ao atraso.
    É um mundo contábil quem dirige todas as fortunas!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    • erickfigueiredo permalink

      Não só contábil, mas envolve toda a área de administração, finanças, economia e direito, além da tecnologia da informação. Muito obrigado pelo comentário.

  3. Bruno Porto permalink

    Erick, Jose Adriano- essa é realmente uma atividade multi-disciplinar que precisa de dedicação, investimentos e visão dos administradores nacionais. O SPED e os demais sistemas sendo implementados pelo Fisco são uma excelente oportunidade para trazer mais eficiência para a gestão fiscal e contábil e consequentemente trazer mais segurança nos processos e produtividade para as empresas. Erick- parabéns pelo forum.

    • erickfigueiredo permalink

      Obrigado, Bruno. É realmente uma excelente oportunidade para os empreendedores e técnicos que os assessoram. Abraços.

  4. Parabéns Muitoo bom 😀
    Me ajudo a conhecer e ter conhecimento um pouco mas sobre
    o assunto …
    Principalmente no meu trabalho do meu 1 emprego …
    Brigada mesmo 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: