Skip to content

Reconstrução e prevenção de novas catástrofes em Angra dos Reis

01/08/2010

Foi anunciada, nesta quinta-feira (7), a liberação emergencial por medida provisória de cerca de R$ 80 milhões para obras no município de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro.

O dinheiro será aplicado para reconstruir casas destruídas atingidas pelos deslizamentos de terra, realocar famílias que vivem em áreas consideradas de risco e recuperar encostas, principalmente nas áreas mais afetadas pelas chuvas da virada do ano.

Segundo dados da Defesa Civil do Rio de Janeiro, são 20 localidades afetadas, 76 pessoas estão desabrigadas, 2.198 desalojadas e 74 mortes registradas até o momento.

Durante encontro realizado no município, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, declarou que “o Ministério da Integração Nacional está à disposição do governo do estado do Rio de Janeiro e da comunidade de Angra dos Reis para qualquer ajuda que venha melhorar a situação da população da região”.

“O ministro das Cidades também já se comprometeu a analisar os projetos que serão levados pelo governo do Rio de Janeiro, no sentido de incluir no projeto Minha Casa, Minha Vida soluções ainda mais abrangentes para essa questão das moradias, que é o principal problema neste momento”, acrescentou.

No próximo dia 13, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vai participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar projetos detalhados de prevenção em áreas de risco para as regiões de Angra dos Reis e Baixada Fluminense, também castigada pelas chuvas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Secom

Opinião

A presença dos governantes, frente aos holofotes da mídia, surte apenas efeito eleitoral. Nas horas difíceis o importante é a participação e o apoio sem que seja necessária a presença física, como exposição aos holofotes por parte de governadores que pretendem “ficar bem” e garantir votos nas eleições presidenciais. E a mídia golpista apresenta duas versões para os mesmos fatos: no Rio de Janeiro é culpa do governo e em São Paulo é culpa das chuvas.

Anúncios

From → Sociedade

6 Comentários
  1. É verdade mesmo Erick, a desgraça alheia serve como palco de campanha eleitoral, infelizmente. Fico espantada com o que esta acontecendo em SP no bairro que está alagado acho que é Pantanal o nome. O que o Zé pedágio está fazendo que não providencia auxilio para aquelas pessoas… é uma deprimente.

    • Infelizmente, quando a população se revolta, policiais são enviados para coibir a manifestação, sem que nada de concreto seja feito. O pior é que ainda culpam os moradores. Talvez por serem pobres.
      Obrigado pelo comentário.

  2. edileuza permalink

    Lamento profundamente pelas pessoas atingidas por estas catastrofes, tanto no RIO como em são Paulo.Porem tenho que dizer que hoje ficou muito facil jogar a culpa nos outros, e não nos responsabilizamos por nos e nossos filhos. emquanto não tomarmos uma atitude de nos protegermos, não podemos culpar as autoridades. cada um e responsavel por si. Moro em florianopolis, sou pobre e moro em uma area de risco. a população não deveria se revoltar! DEVERIA SE ORGANIZAR, e aceitar as recomendações com relação aos cuidados que deveriamos ter. obrigada

    • erickfigueiredo permalink

      Naturalmente se você tivesse oportunidade de morar em uma residência em área segura, não estaria em área de risco. Tenho certeza que você trabalha e que lhe fosse oferecida moradia em condições que pudesse pagar, compraria. E a oferta de moradia a preços acessíveis é responsabilidade do governo, pois a iniciativa privada não vai subsidiar nada. Existem programas governamentais que oferece estas moradias. Mas o déficit é muito grande. É preciso mais oferta de moradia e isto é sim dever do Estado.
      Não se deixe levar pelo que dizem os ricos e poderosos. A tua comunidade deve se organizar e exigir moradia digna fora de área de risco. Não devem ser aceitas soluções paliativas. EXIJA SEUS DIREITOS de ter uma moradia digna. Lute por isso. Você pode.

    • erickfigueiredo permalink

      Naturalmente se voc tivesse oportunidade de morar em uma residncia em rea segura, no estaria em rea de risco. Tenho certeza que voc trabalha e que lhe fosse oferecida moradia em condies que pudesse pagar, compraria. E a oferta de moradia a preos acessveis responsabilidade do governo, pois a iniciativa privada no vai subsidiar nada. Existem programas governamentais que oferece estas moradias. Mas o dficit muito grande. preciso mais oferta de moradia e isto sim dever do Estado. No se deixe levar pelo que dizem os ricos e poderosos. A tua comunidade deve se organizar e exigir moradia digna fora de rea de risco. No devem ser aceitas solues paliativas. EXIJA SEUS DIREITOS de ter uma moradia digna. Lute por isso. Voc pode.

      Abraos

      Erick Figueiredo

  3. edileuza permalink

    Obrigada Erick. nossas lutas são constantes, mas as vezes temos que achar nossos proprios meios, estas exigencias duram avida inteira, as promessas tambem, então esperar que o governo resolva isto pode ser tarde demais. O QUE ESTOU PROPONDO é que as comunidades não cometa os mesmos erros que EU. Que procurem lugares menos perigosos, mesmo que isto signifique uma luta diaria ainda maior. Viver a mercê do perigo, e aguardar que a defesa civil nos socorra é uma imprudencia. Sem contar os prejuizos e as perdas de pessoas queridas. Por isto temos que nos precaver. um grande beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: