Skip to content

Feliz Ano Novo hoje? Depende….

12/31/2009


Estamos no último dia do ano. Estamos mesmo?

Se estivéssemos sob o calendário judaico, já estaríamos no ano 5767 desde 15 de setembro, quando comemoramos o Rosh HaShaná (ראש השנה). Tudo depende… E não é só Israel que adota calendário diferente do nosso: outros países, como China, Israel, Irã, Índia, Bangladesh, Paquistão e Argélia, por exemplo, têm calendários diversos do nosso.

Jesus, segundo a Bíblia (o livro cristão), seguiu o calendário judaico, mas os seguidores da religião cristã não seguem as mesmas tradições de seu líder. Estranho, não? Mas a religião cristã foi institucionalizada pelos Romanos, que seguiram suas próprias tradições e adaptaram o cristianismo aos seus próprios costumes, desprezando os do líder da religião e, estranhamente, os considerou como “profanos”.

O Brasil, embora laico, precisa seguir um padrão e, por tradição religiosa, foi adotado o calendário instituído pela Igreja Católica Romana, quando o Papa Gregório XIII em 1582, reformulou o calendário juliano, implantado pelo líder romano Júlio César, em 46 a.C. Como Roma se converteu e institucionalizou o cristianismo, que não sofreu modificações substanciais nem mesmo pelos demais cristãos protestantes e críticos da corrente romano-cristã, que seguem o mesmo livro (considerado também por eles sagrado), as mesmas datas e a maior parte de suas tradições. E como fomos colônia de Portugal, herdamos seu calendário.

As diferenças de nosso calendário se inicia pelo nome que damos aos dias da semana. A “feira” que adotamos para os dias da semana, vem de um outro costume da Igreja Católica Romana, quando Constantino I , O Grande estabeleceu o cristianismo como religião oficial do Império Romano. Em 313, através do Édito de Milão, entre outras determinações, transformou os sete dias da comemoração da Páscoa como feriados “Feriae” e o Papa Silvestre I, em 325, através do Concílio de Nicéia, legalizou a semana com sete dias, mantendo o Dominus ou Dominica (Domingo), Dia do Senhor e o Sabbatum (Sábado), conservando em respeito ao Antigo Testamento, o termo hebraico “Shabbath”, sem numerá-los, ficando os 7 dias da semana, como Dominica, Secunda- Feriae, Tertia- Feriae, Quarta- Feriae, Quinta- Feriae, Sexta- Feriae, Sabbatum.Para a maioria dos demais países, foi mantida a tradição de denominar os dias da semana segundo a astrologia e a mitologia, onde temos Shamash Titão ( O Sol), Sin Diana (A Lua), Nabu Mercúrio (mensageiro dos deuses), Istar Vênus (deusa da beleza), Nergal Marte (Deus da guerra), Bal ou Marduk Júpiter (Deus dos deuses), Ea Saturno (Deus do tempo). Assim, em espanhol, por exemplo, temos domingo, lunes, martes, miércoles, jueves, viernes e sábado. Em inglês, sunday, monday, tuesday, wednesday, thursday, friday, saturday.

O calendário chinês (Chinês Xia Li (夏曆), Tradicional: 農曆, Chinês Simplificado : 农历, pinyin: nónglì) é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história. É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua. A partir dele surgiu o horóscopo chinês. Na Ásia diversos países adotam calendários parecidos com o chinês. O calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente duas lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa. Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali. Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2010 ao Tigre, e assim por diante. Mas a virada do ano não se dá no mesmo dia que no nosso calendário e este ano será comemorado nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Já para os indianos, Shaka Samvat é o ano lunar indiano, normalmente consistindo de 12 meses, exceto quando há o Adhik Maas, literalmente, ‘o Mês Adicional’. Acredita-se que este calendário foi criado pelo Rei Shalivahan, em 78 d.C., tendo como base sua própria criação, que começou curiosamente em 0. Entretanto a coisa por lá é muito complicada, pois dependerá muito da região e do Deus adotado. Podemos dizer que todo mês, na Índia, se pode comemorar o início de um novo ano, pois os meses são diferentes de acordo com as diferentes regiões indianas. Nacionalmente temos chaitra चैतर (março-abril), vaishakha वेशाख (abril-maio), jyashtha जयैषठ ou जेठ (maio-junho), ashadha आशाढ़ ou असाढ़ (junho-julho), sravana सावन (julho-agosto), bhadrapada भादरपद ou भादों (agosto-setembro), ashvina आशिवन ou कवार (setembro-outubro), kartika कािरतक (outubro-novembro), margashirsha अगहन (novembro-dezembro), pausha पौष ou पूस (dezembro-janeiro), magha माघ (janeiro-fevereiro), phalguna फगुन ou फलगुन (fevereiro-março).

O calendario islâmico ou calendário hegírico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira – a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar. Este calendário não corrige o fato do ano lunar não corresponder ao ano solar. Deste modo, os meses islâmicos retrocedem a cada ano que passa; eles mudam-se em relação ao Calendário Gregoriano. Uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos acabam por circular por todas as estações. No dia 17 de dezembro, foi comemorado o ano 1430, 1° de Moharrem para os mulçumanos.

De qualquer forma, desejo a todos um feliz ano novo.

Não sei qual nem quando vão comemorar.

Para os cristãos que seguem os preceitos de Constantino, o Grande, e da Igreja Católica Romana, desejo um feliz 2010 hoje.

Para os demais povos, ficam meus votos atrasados ou adiantados, de muitas felicidades, paz, amor e prosperidade.

Fonte: principalmente Wikpedia

Anúncios

From → Sociedade

6 Comentários
  1. Caramba. Nós já estamos no ano 5767. Como passou rápido. 😛

    • erickfigueiredo permalink

      Sim para os judeus… Para outros povos temos contagens diferentes. O mundo é constituído de várias nações, línguas, religiões e costumes. Devemos encarar a todos como irmãos em uma imensa aldeia global.
      Feliz ano novo: não importa se você está comemorando hoje, há algum tempo atrás ou futuramente.
      Muita paz e felicidades.

  2. Saudações!
    Que Post Fantástico!

    Amigo ERICK, você é incrível, gostei da aula… Há muitos dado que ainda não conhecia!
    Independente das referencias passei para lhe desejar um Feliz 2010!
    Que todos os teus dias sejam preenchidos de energias positivas, saúde, prosperidade e paz!
    De Coração,
    LISON.

    • erickfigueiredo permalink

      Feliz Ano Novo, Lison. Muito obrigado pelo teu apoio e palavras simpáticas. Que o ano que se iniciará há pouco, lhe traga muita saúde paz e felicidade.

  3. Erick,

    bom mesmo seria fazer esses votos todos os dias, não é mesmo?
    Como isso é um pouco difícil, devido à correria do dia-a-dia, desejo que este seu ano seja de vitórias, conquistas, saúde e paz!
    Abraços

    • erickfigueiredo permalink

      Igualmente meu amigo muita paz, saúde e tranqüilidade por tdo o ano de 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: