Skip to content

Ciências humanas – ferramenta empresarial e social do futuro

12/30/2009

Um novo ano se inicia. Cheio de novidades contábeis, fiscais e tributárias. O Brasil se insere ao modelo internacional do IFRS (International Financial Reporting) e institui o Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED tanto contábil EFC – Escrituração Fiscal Contábil quanto fiscal – Escrituração Fiscal digital – EFD. É instituída a Nota Fiscal Eletrônica que liga o emitente diretamente à fiscalização. E as regras se tornam, ao mesmo tempo, mais democráticas e rígidas regulando as relações entre o fisco, o contribuinte e a sociedade, quando são tomadas medidas que visam reduzir impactos econômicos das crises mundiais, como foi o caso das reduções de impostos que propiciou uma passagem tranqüila pela crise econômica deste ano. Novas oportunidades são dadas ao pequeno e médio empreendedor através do Simples Federal, que abre um leque de possibilidades aos que antes viviam na clandestinidade, propiciando sua inclusão na sociedade e dando-lhe oportunidade de concorrer de igual para igual com os grandes, justamente pela diferenciação de tratamento.

Todas as atualizações efetuadas foram fruto de um longo processo onde o Estado, representado pelos seus três poderes, aliado à sociedade e aos órgãos de regulamentação e entidades públicas, como o Conselho Superior de Contabilidade, a Comissão de Valores Mobiliários, Sebrae, Confederações Comerciais e Industriais e outras se mobilizaram e participaram de forma ativa para que propiciar a evolução que seguirá ainda neste próximo ano, tornando mais transparentes as relações econômicas e sociais, pois a economia existe para distribuir a riqueza e não para concentrá-la.

No cenário que se desenha para o próximo exercício fiscal, fica claro que a sonegação e elisão fiscal se tornam cada vez mais arriscados:

  • Para as pessoas físicas – as instituições financeiras informam mensalmente as movimentações financeiras de todas as pessoas físicas e jurídicas; as administradoras de cartões de crédito informam, da mesma forma, as movimentações de relativo montante; as imobiliárias, construtoras e cartórios, informam as transações imobiliárias, e outras formas de controle fiscal fornecem dados que abastecem o fisco que, dado o grau de tecnologia hoje totalmente informatizada, é capaz de detectar movimentações suspeitas.
  • Para as pessoas jurídicas – a auditoria fiscal se torna cada vez mais impessoal, automatizada. Os sistemas eletrônicos de informação e os de gestão que os empreendedores são obrigados a possuir se quiserem sobreviver estão disponíveis ao fisco e é o que lhe dá subsídios para atuar, de forma decisiva, evitando desvios de conduta empresarial.

Os conceitos estão se modificando e tornando-se cada vez mais necessária a contratação de profissionais capazes de indicar caminhos que viabilizem a atividade empresarial como economistas, administradores, advogados e contadores que, por sua vez, cada vez mais se especializam em planejamento estratégico de produção, distribuição e planejamento tributário. Esta “turma” será capaz de conduzir a empresa e o empresário pelos caminhos que certamente o conduzirão ao sucesso de forma segura e irreversível.

As relações entre empresa, os fornecedores e os consumidores se faz cada vez mais necessária. Ao invés de disputas, observam-se relações de parceria onde um não pode subsistir sem o outro. A especialização torna esta relação cada vez mais íntima sem comprometimento do aspecto profissional. Hoje o sucesso do fornecedor influenciará diretamente no do comprador através das relações comerciais e de parceria. Isto se deve ao alto grau de especialização de cada empresa, tornando-as cúmplices no almejado sucesso. E neste aspecto os profissionais de comunicação e de relações sociais se tornam indispensáveis e conduzirão as empresas de encontro ao consumidor, utilizando para isto, ferramentas de CRM e SRM cada vez mais sofisticadas.

As relações e ciências humanas se tornam cada vez mais ferramentas indispensáveis para o sucesso das empresas e da sociedade. É a ponte segura no caminho do sucesso empresarial.

Anúncios

From → Sociedade

6 Comentários
  1. Gostei muito do texto. Parabéns!
    Cada vez mais a diferença estará na habilidade das relações humanas e entendimento das ciências sociais aplicadas.
    Abçs.

    • erickfigueiredo permalink

      Obrigado. Acredito que temos a mesma opinião e formação…

  2. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amigo Erick, o seu texto me deixou atualizado. Gostei muito da sua analise sobre os últimos acontecimentos na área. Porém, registre-se, todos esse sucesso se deve mais as instituições privadas, entidades patronais, sindicatos e sociedade que o governo. Que infelizmente padece de uma profunda miopia crônica, faz tempo e só age quando provocado.
    Parabéns pelo excelente texto!

    Desejo-lhe um 2010 coroado de mais vitórias, com muita saúde, dinheiro no banco, no bolso e paz em Seu Bondoso Coração, que assim seja!

    Boas Festas e
    Feliz Ano Novo!
    LISON.

  3. Só espero que tudo isso traga uma unica coisa, justiça fiscal e consequentemente social …. Vamos esperar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: