Skip to content

Trabalhadores na reciclagem, Bolsa Família e Natal

12/24/2009

O Mnistro Patrus Ananaias prometeu ontem, durante a celebração do 7º Natal da Vida e Cidadania (eleitoreiro há 7 anos), ao lado do presidente Lula, que incentivou à população mais carente a reinvidicar sem limites. Ele determinou que o governo federal proceda um mutirão para levantar a demanda dos moradores de rua por moradias. Segundo Lula, tão logo esteja concluído o mapeamento de residências, será procedida busca da solução de utilização de prédios públicos que se encontram em estado de abandono.estenderá o Bolsa Família a todos os moradores de rua que cumpram as exigências legais para a obtenção do benefício.

Lula disse que “É uma reivindicação antiga do movimento de moradia, sobretudo aqui de São Paulo. Como estes imóveis, há duas centenas de outros, pertencentes à União, que poderão ter a mesma finalidade, beneficiando milhares de famílias. Quero dizer com isso que o Estado brasileiro está corrigindo um erro histórico. A população de rua é formada por homens e mulheres iguais a todos nós. É integrada por brasileiros e brasileiras que merecem o mesmo respeito e devem ter acesso aos mesmos direitos desfrutados por todos nós. No entanto, é preciso dizer que, oficialmente, até hoje, a população de rua não existe perante o Estado, nem perante a sociedade e a cidadania do país. E não existe porque essa população sequer têm o direito mínimo de ser incluída e contada no censo demográfico do IBGE. É como se um contingente da ordem de 50 mil a 60 mil pessoas em todo o Brasil fosse invisível do ponto de vista das políticas públicas e dos programas sociais. É como se o meu amigo Anderson Miranda – que morou por 15 anos na rua, e hoje é uma das lideranças nacionais desse movimento – tivesse vivido a metade dos seus 31 anos no exílio, dentro do seu próprio país. Anderson deu a volta por cima. Hoje, ele está casado com a Janaína, tem um emprego, um lar e duas filhinhas lindas, a Maria Beatriz e a Maria Clara. A partir de agora, milhares de moradores de rua como ele terão a mesma oportunidade de dar a volta por cima, graças à Política Nacional que estamos criando.”

Mas os benefícios serão concedidos em 2011, pelo próximo presidente da república. Acreditamos que este benefício só será concedido se o próximo presidente for da situação. É claro, pois para mim é evidente que, se depender dos demopessedebistas de São Paulo, este benefício será canalizado para as obras que antecedem às privatizações de seu governo visando operacionalizar os serviços a ser privatizados.

O Bolsa Família já atende a 11 milhões de pessoas e foi reajustado por três vezes durante o tempo que vigora.

Estes trabalhadores brasileiros merecem esta consideração por parte dos brasileiros e aqui deixo minha homenagem a todos estes cidadãos tão úteis à sociedade e ao meio ambiente.

Feliz natal a todos e particularmente aos que mais necessitam.

Anúncios

From → Sociedade

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: