Skip to content

Descaso, fúria divina e favor do Estado ao cidadão

12/10/2009

Lemos no Clique ABC:

Os impactos da chuva que atingiu São Paulo nesta terça foram agravados pelo não funcionamento de uma das bombas da Usina Elevatória de Traição, na marginal Pinheiros, sob responsabilidade do governo do Estado. Ela tem a função de ajudar a reverter a trajetória do rio, direcionando as águas para a Billings.

O governo José Serra (PSDB) disse que uma das quatro bombas sofreu um defeito hidráulico e que, com isso, 25% da capacidade de bombeamento ficou comprometida. A informação, reconhecida pelo Estado no final da tarde, foi parcialmente antecipada horas antes pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), que pedia uma vazão mais rápida.

Além do volume excessivo de chuva (na Bacia do Alto Tietê foi equivalente a dois terços do total previsto para dezembro), especialistas citaram a ocupação das várzeas do rio e a impermeabilização da capital.

Esta foi pelo menos a terceira vez desde 2005 em que houve transbordamento do Tietê –duas delas já depois da conclusão do projeto de rebaixamento da calha, bandeira do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), ao custo de mais de R$ 1 bilhão, com a promessa de praticamente acabar com as enchentes nas marginais.

Como vemos, as chuvas da segunda-feira, dia 07/12/2009 não foram apenas uma trágica conseqüência dos desígnos divinos como quer nos fazer crer a mídia paulistana. Foram também obra do descaso das autoridades que governam a cidade de São Paulo.

Naquele dia, aperdi alguns compromissos profissionais porque não pude utilizar o carro e o transporte público não funcionava. E, andando no Metrô, notei que o slogan dos trens foi mudado. Há algum tempo atrás era: “Transporte Público – Um dever do Estado – Um direito do Cidadão”. Agora mudou para: “Governo de São Paulo – Cuidando de Você”.

Esta mudança demonstra muito bem a mudança de conceito. “Cudando de Você” demonstra o clientelismo, é a caridade feita ao cidadão. As oligarquias dão (cobrando muito mais caro) ao cidadão, o privilégio de andar em trens cada vez mais superlotados. E, como é o carinho dos suseranos, das castas superiores, os vassalos, das castas inferiores, têm que ficar muito agradecidos e não têm direito de protestar contra eles mesmo sabendo que estão sendo “cuidados” pela Alston, uma empresa que, contratada sem licitação, doa milhões para as campanhas demotucanas.

E assim a vida segue.

Anúncios

From → Sociedade

4 Comentários
  1. AHAHAHAHA – aiai, e o tal do s. pedro levando a culpa toda, tadinho, um velhinho tão simpático, vê? A natureza trata de mandar uma chuva equivalendo às altas temperaturas desses trópicos, né?! Aí vem o “tio-chato” kassab e SUSPENDE o rodízio. O Slogan poderia ter aí algumas variações: “Governo de São Paulo – Cuidando de você se tudo der certo” / “Governo de São Paulo – Cuidando de você ao aplicar o dinheiro que você libera somente em dias de sol” / “Governo de São Paulo – Cuidando de vocêzinhos” [a propaganda poderia ser feita pela Hebe ou pela Xuxa] / “Governo de São – Cuidando de você, que mora na Bela Vista” / “Governo de São Paulo – Cuidando-se” etc etc etc

    • erickfigueiredo permalink

      Pois é… E a gente aqui aturando estes desmandos…

  2. Grande Erik estive em São Paulo esta ultima semana e cada vez que visito esta cidade sinto um misto de euforismo, mas ao mesmo tempo de depressão, decididamente não iria me adaptar a este estilo de vida.

    • erickfigueiredo permalink

      Exatamente o que eu sentia quando cheguei por aqui, observando a deselegância discreta da moças e o andar apressado e distante dos transeuntes. Hoje, 40 e poucos anos depois, posso me considerar um paulistano e, mesmo reclamando, adoro esta cidade sem preconceitos e em eterna transformação. Amo São Paulo.
      Abraços…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: