Skip to content

Mercosul e Chávez declaram ‘desconhecer’ eleições em Honduras

12/08/2009

Os países do Mercosul e a Venezuela reafirmaram nesta terça-feira o seu apoio ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e manifestaram “total e pleno desconhecimento das eleições” realizadas no dia 29 de novembro.

“Ante a não restituição do presidente José Manuel Zelaya ao cargo para o qual foi democraticamente eleito, manifestamos o total e pleno desconhecimento das eleições, as quais foram desenvolvidas em um ambiente de inconstitucionalidade, ilegitimidade e ilegalidade”, declararam.

A afirmação está em uma declaração conjunta divulgada ao final do encontro de cúpula do Mercosul, realizado em Montevidéu, com participação da Venezuela, que negocia a sua entrada no bloco.

No documento, lido pelo presidente uruguaio Tabaré Vázquez, os países condenam a retirada de Manuel Zelaya do poder e as “graves violações dos direitos humanos e liberdades fundamentais do povo hondurenho”, decorrentes do golpe.

Em seu discurso também nesta terça-feira na capital uruguaia, Luiz Inácio Lula da Silva previu a aprovação, na quarta-feira, da entrada da Venezuela no bloco, por parte do Senado brasileiro, e defendeu ações coordenadas dentro do Mercosul para que os países da região superem a crise financeira internacional.

Leia mais em BBC Brasil

Anúncios

From → Sociedade

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: