Skip to content

O Brasil na Alemanha – em busca de novos investimentos

12/04/2009

Nesta sexta-feira (4/12), o presidente Lula parte da capital alemã com destino a Hamburgo num trem especialmente preparado para a comitiva brasileira na Alemanha. Com a iniciativa, o governo alemão tenta mostrar ao Brasil as potencialidades dos seus equipamentos, visando a licitação para o trem-bala a ser implantado entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, projeto que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lula aproveitou o compromisso em Hamburgo para fazer uma visita à Alemanha e atrair investimentos para o Brasil. Na Alemanha foi homenageado pela imprensa alemã, onde prestigioso jornal Süddeutsche Zeitung se referiu a Lula como “superstar” em uma reportagem que afirma que o Brasil é festejado sob seu governo, como se só agora o país tivesse sido descoberto pelo resto do mundo. Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma “nova terra do milagre econômico” que “ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante”.

Na reportagem intitulada Um visitante autoconfiante, o FAZ lembra que as empresas brasileiras estão, em muitos setores, na ponta do que há de melhor internacionalmente e que o “capital estrangeiro tem entrado no Brasil como nunca antes”, o que faz do real “uma das moedas mais fortes do mundo”. O jornal diz ainda que o Brasil subirá em breve ao grupo das dez maiores economias do planeta.

Acredito que a forma como é recebido o presidente demonstra que nos tem representado muito bem lá fora e, aqui dentro, tem tomado atitudes corajosas em defesa da maioria. Esta defesa tem lhe custado críticas por parte da oligarquia que domina os meios de comunicação que utilizam o preconceito e influencia alguns assalariados um pouco melhor pagos e pelegos e que defendem a buguesia pensando que assim serão confundidos burgueses, esquecendo que melhorando as condições dos menos favorecidos, estão impulsionando a economia e trazendo benefícios para todos. Isto é demonstrado pelo interesse que empresas do mundo inteiro têm em se instalar e investir no Brasil, que lá fora é considerado um país seguro.

Quando desembarcar em Hamburgo, Lula participará de diversos compromissos, entre encontros políticos e cerimônia de encerramento do encontro empresarial Brasil-Alemanha, quando destacará a importância dos imigrantes alemães para o desenvolvimento do Brasil e a parceria comercial entre os dois países ao longo dos anos. Lula vai apontar ainda as novas oportunidades de negócios, como o Pré-sal, Copa 2014 e Jogos Olímpicos 2016.

Fonte: BBC

Anúncios

From → Sociedade

2 Comentários
  1. Vi a reportagem do encontro e pude ter o desprezer mais uma vez do ilustre, magnânimo presidente Lula pagando mico, só vergonha mesmo.
    Abraços forte

    • erickfigueiredo permalink

      Vejo que você é bem informado deve ter assistido pela Globo – um ótimo veículo de propaganda… Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: