Skip to content

Digitalização dos processos agiliza a justiça

11/30/2009

Segundo o ministro Cesar Asfor Rocha, está decretado o fim dos processos em papel. A partir de 2 de janeiro de 2010 os processos encaminhados à Justiça Federal serão registrados, autuados, classificados e distribuídos digitalmente, o que diminui radicalmente o tempo de tramitação. O projeto Justiça na Era Virtual prevê o envio de processos e recursos ao tribunal superior exclusivamente pela Internet. Segundo o STJ, com o processo eletrônico, uma ação que demorava de seis a oito meses para sair de um tribunal estadual e chegar até o gabinete de um ministro em Brasília, passa a fazer o mesmo percurso em até oito minutos.

As excessões estão nos Tribunais de Justiça de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul que divulgaram, no dia 6 de novembro, uma nota conjunta em que afirmam ser inviável a implantação do processo eletrônico do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Os três tribunais de justiça são os únicos da União que se opõem à modernização do sistema, alegando não caber a eles assumir o ônus de tal modernização, enfatizando que tal pleito é “louvável” e “digno de aplausos”, afirmando já existir esforços para a digitalização dos processos.  Alegam falta de recursos para a modernização com investimentos em equipamentos, pessoal e espaço físico para tal implantação.

O interessante é que são justamente estados tidos como os mais ricos e desenvolvidos os que não se adaptam à modernização que, sem dúvidas, tornará mais ágil o processo judicial.

Fonte: Último Segundo – Uol.

Anúncios

From → Sociedade

6 Comentários
  1. Ja era sem tempo ….

  2. Saudações!
    Amigo Erick,
    Que notícia fantástica!
    Esse é o caminho do inicio da transparência, da agilidade, da desburocratização e acima de tudo do bem servir a população brasileira!
    Quanto aos tribunais em tela que alegam não dispor de dotação orçamentária para se modernizarem, cabe um corretivo e devido enquadramento.
    Parabéns pelo post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

  3. Olá Sr. Erick,

    Veja só que interessante! Resolveram aderir à tecnologia? Não resta dúvidas, de que dessa forma, ganharemos agilidade na resolução dos processos. Esse modelo arcaico, em papel…não se adapta mais aos padrões atuais.
    Gostei muito da novidade e do blog do senhor também.
    Um grande abraço, Fernanda pautajornalistica.blogspot.com

    • erickfigueiredo permalink

      Obrigado pelo comentário e por tuas simpáticas palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: