Skip to content

O caminho da paz passa pelo diálogo e entendimento

11/23/2009

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, propôs um fluxo comercial de US$ 10 bilhões com o Brasil a cada ano. A corrente de comércio entre os dois países foi colocada como meta durante o encerramento do III Encontro Empresarial Brasil-Irã, na tarde desta segunda-feira (23/11), no Palácio do Itamaraty. Já o presidente Lula destacou a importância de Brasil e Irã buscarem uma retomada dos negócios e queixou-se do pequeno aproveitamento das oportunidades em ambos os países pelas empresas brasileiras e iranianas. “O mundo exige hoje mais ousadia do que exigia há 30 anos. Temos que procurar oportunidades. No mundo competitivo e globalizado, quem ficar muito tempo sentado vai perder oportunidade”, destacou Lula.

Nossa burguesia parece não ver que o Brasil sempre foi um país aberto e sem preconceitos. segundo Ahmadinejad, “A presença do Brasil pode levar ao aperfeiçoamento. Acreditamos que o Brasil pode atuar como um elo entre o Irã e a América Latina”.

No discurso de 17 minutos, Ahmadinejad negou as suspeitas de que o Irã esteja produzindo armas nucleares. “Os dois países [Irã e Brasil] buscam um mundo livre de armas nucleares e de destruição em massa”, disse ele. “São dois países que decidiram desempenhar um papel ativo (no cenário internacional).”

Não é através de preconceitos que vamos acabar com a guerra. Todos os países devem utilizar a energia nuclear para fins pacíficos. Mas aqueles países que criticam e ameaçam, são justamente os que teimam no desenvolvimento armamentista. Nosso caminho em direção à paz passa, necesseráriamente, pelo do diálogo e do entendimento.

Anúncios

From → Sociedade

8 Comentários
  1. ATÉ QUE O Ahmadinejad FALOU BONITO NÉ?
    SE REALMENTE ELE PENSA EM PAZ ,PORQUE NÃO SERMOS PARCEIROS?
    AFINAL NÃO FOMOS PARCEIROS DO BUSCH? E NÃO SOMOS DO CHAVEZ?
    MUITO BOA POSTAGEM, PARABÉNS!
    FELICIDADES,PAZ E SUCESSO!

    • erickfigueiredo permalink

      Temos no nosso país representantes de todas as nações do mundo que, aqui, vivem em paz e harmonia (pelo menos não se matam) porque não estender nossas relações aos seus países de origem na mesma harmonia? Obrigado pelo comentário.

  2. Eu também gostei muito do que o presidente Ahmadnejad falou. Espero que ele tenha sido sincero, pois o mundo precisa de paz para resolver questões relevantes que acabam sempre ficando pra trás.
    Se a política do Busch continuasse, esse país provavelmente já estaria sendo abatido com a justificativa obscura de desarmamento nuclear.
    Ponto para o Lula ! Antes de sentenciar temos de conversar e tentar acordos que levem à paz.
    Abraços, Marli.

  3. mas o bush é uma besta.
    por acaso esta do ahmadnejad saiu muito bem.
    a ver vamos.

    abçs

    • erickfigueiredo permalink

      Felizmente o Bush é uma página virada… Obrigado pelo comentário.

  4. O Irã pode ter seus problemas, mas o que me deixa indignado nessa história toda da visita de seu presidente ao Brasil é a reação da grande mídia e de alguns grupos contra essa visita. Ahmadnejad tem seus defeitos, mas, semana passada, o Brasil recebeu um genocida e nem por isso houve esse estardalhaço todo. Aliás, um genocida que preside um país que viola repetidamente diversas resoluções da ONU (inclusive do Conselho de Segurança), que tem armas nucleares em número desconhecido, mas certamente algumas centenas, e que de tempos em tempos entra em guerra contra seus vizinhos. Israel é uma democracia? Pode até ter um governo eleito, mas tem dois tipos de cidadãos: os judeus e os demais (entre estes os árabes que continuaram morando lá depois da criação do Estado judeu, mas vivem sempre ameaçados – o próprio parlamento israelense chegou a banir seus partidos). É um Estado religioso tanto quanto o iraniano. Mas, sua visita é bem recebida por aqueles grupos.
    Eu não critiquei a visita do presidente de Israel – acredito ser importante o Brasil recebê-lo, inclusive para desempenhar um papel integracionista e de promoção da paz na política internacional. Porém, não suporto as medidas diferentes para pesar coisas tão semelhantes!

    • erickfigueiredo permalink

      Nada a acrescentar. Concordo plenamente. Obrigado pelo comentário que sempre acrescenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: