Skip to content

Descoberta prisão secreta da CIA na Lituânia

11/21/2009

Fotografia © Lefteris Pitarakis-AP

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos transformou um centro equestre na Lituânia em uma prisão secreta para torturar prisioneiros e mantida operacionais por cerca de um ano, revelou hoje a ABC News.

Em uma reportagem sobre um funcionário de alto escalão do país europeu, informou a existência dessa prisão nos arredores de Vilnius, construído depois da visita do presidente George W. Bush, em 2002.

As atividades nesta prisão foi ilegal, já que inclui métodos como a privação de sono e de sujeição a posições dolorosas, disse o advogado John Sifton, cuja empresa One World pesquisa investiga as violações dos direitos humanos.

“Isso não ajuda a imagem da Lituânia. Por isso, é vital que uma investigação direta e esclarecer todas as dúvidas antes de dar crédito aos rumores”, perguntou o ministro dos Negócios Estrangeiros do país báltico, Vygaudas Ušacka, citado pela PL.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano recusou fazer qualquer comentário sobre o assunto. Também não foi possível obter um comentário junto da Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite.

Segundo a agência noticiosa báltica BNS, a comissão parlamentar de inquérito esteve na semana passada no local mencionado pela ABC News, um antigo complexo de equitação que em 2007 passou a ser propriedade dos serviços secretos lituanos.

Até oito pessoas suspeitas de pertencerem à rede terrorista Al-Qaida foram interrogadas ao mesmo tempo naquele centro equestre situado perto de Vilnius, afirmou na quarta-feira a televisão norte-americana citando, sem os identificar, responsáveis do governo de Vilnius e um ex-responsável dos serviços de informações norte-americanos.

Fonte AIN

Anúncios

From → Sociedade

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: