Pular para o conteúdo

Programa de Banda Larga Popular – Os favorecidos

10/31/2009

lesmaNo dia 17/10/2009 publiquei aqui notícia sobre a estreita banda larga de Serra (veja aqui) de 200 Kbps.

Alertado pelo blog “Conversa Afiada“, de Paulo Henrique Amorim, fui pesquisar o assunto e deparei com o Decreto 54.921 de 17/10/2009. Neste decreto, o governador acrescenta o artigo 145 ao Anexo I, que trata das isenções de ICMS para o “Programa de Banda Larga Popular”.

Neste decreto, podemos verificar que se trata de uma venda casada já que no § 5º, inciso 4, prevê que o serviço será prestado somente aos assinantes de telefonia e prevê uma transferência máxima de 10 Gb embora ilimitado que, se ultrapassado, reduzirá a velocidade para 100 Kbps. Prevê ainda a fidelização por 12 meses.

Como se vê, os favorecidos por este fenomenal plano na realidade é a Telefonica e não é nada popular, pois o valor de R$ 29,80 se somará a assinatura da linha telefônica. Como sempre, verifica-se quem são os verdadeiros beneficiários desta porca concessão: a empresa de telefonia.

Fonte: Jus Brasil (além dos já mencionados)

From → Sociedade

4 Comentários
  1. Olá, Erick!

    Vamos torcer para que esse projeto sai efetivamente do papel e passe a servir ás pessoas, pricipalmente para aquelas menos favorecidas pelo destino. Todos sabemos que a internet veio revolucionar os meios de comunicação e até o momento estava deixando de fora uma parcela razoável da população que não tem recursos suficiente para pagar uma banda larga pelos preços praticados atualmente. Mas, pelo seu artigo, observa que desta vez, como na maioria das vezes, a empresa de telecomunicação de São Paulo é que sairá ganhando.

    Abraços

    Francisco Castro

  2. Exatamente Erick, esa é só mais uma das artimanhas do governo, eu tenho até alguns desenhos prontos em relação a outras “picaretices” para publicar, mas são tantas, que resolvi mudar de assunto. Valeu pelo post e continue assim. Parabéns!

    • erickfigueiredo permalink

      Obrigado pelo comentário. Acho que você deveria publicar teus desenhos… Gostaria de vê-los.

Deixe um comentário