Skip to content

Golpe pretendido por José Serra denunciado pela Folha de São Paulo

08/30/2009

petroleo

Deu na Folha de São Paulo:

O governo Lula proporá nesta semana uma nova Lei do Petróleo. O objetivo é mudar as regras para a exploração de cerca de 70% do petróleo descoberto na camada pré-sal.
Amanhã, segunda-feira, 31 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende anunciar os projetos do novo marco regulatório para o setor.
A intenção de Lula é aprovar essas regras no Congresso ainda no seu mandato, a fim de carimbar com legitimidade política e jurídica a forma como ele acha que essa riqueza deva ser explorada.
No entanto, o governador de São Paulo, José Serra, tem dito em conversas reservadas que as regras propostas por Lula poderão ser modificadas pelo próximo presidente da República. Ele, Serra, é hoje o principal potencial candidato do PSDB. Aparece como líder em todas as pesquisas sobre a sucessão presidencial de outubro de 2010.
O tucano chega a dizer que, aprovadas as regras propostas por Lula, elas poderiam ser alteradas por medida provisória pelo futuro presidente. Não há decisão tomada, mas Serra cogita mudar as regras, caso seja eleito.
O governador paulista tem simpatia pelo modelo atual, no qual a União, Estados e municípios recebem royalties. Há uma leilão das áreas a serem exploradas, e os vencedores pagam uma parcela ao poder público.
O eixo do projeto de Lula muda a forma de repartir a riqueza. O governo quer ser sócio do óleo cru extraído. É o formato de partilha. A ideia do atual governo é que a União fique com pelo menos 80% do óleo que for retirado dos campos onde há previsões de maior lucratividade e de menor risco. Parece sensato. É o modelo adotado por países que fizeram descobertas da magnitude da brasileira.

KENNEDY ALENCAR
colunista da Folha Online

Todos sabemos da preferência da Folha de São Paulo pelo José Serra. E é quem tem autoridade para dizer o que ele vai fazer quando assumir a presidência: entregar o pré-sal às empresas que devem ser as patrocinadoras de sua candidatura vinte minutos após ser empossado.

É como diz o sitio Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim: o Serra não é só golpista, mas também entreguista.

Sobre o assunto diz o Bernardo Joffily do portal Vermelho:

Que Serra tenha simpatias, é um direito. “É legítimo debater”, escreve Kennedy. Mas um debate democraticamente submetido à sociedade, à cidadania e ao Parlamento, pode, depois de convertido em leis, ser revogado por uma simples canetada do – autopresumido – “próximo presidente da República”?

“É um debate legítimo”, repete Kennedy. “O atual governo e o PSDB deveriam expor claramente quais são suas ideias sobre a forma de explorar o pré-sal. O debate está apenas começando do ponto de vista público. Os projetos de Lula vão sair do Palácio do Planalto para chegar ao Congresso Nacional. É uma riqueza imensa que está em jogo. É bom que cada ator político de peso revele suas verdadeiras intenções.”

Tudo bem, é sensato esse raciocínio de Kennedy. Mas não “é bom” nem democrático que um dos atores cogite de tratorar o resultado do debate legítimo caso venha a empunhar a caneta capaz de assinar medidas provisórias.

Compreende-se e desculpa-se que Serra, como presidenciável da oposição, torça o nariz para o fato do pré-sal ter sido descoberto e estar tendo seus parâmetros de exploração no governo Lula. Afinal, lembra Kennedy, “é uma riqueza imensa”.

Mas a hora de Serra expor o que defende para o pré-sal é agora, a partir desta segunda-feira, 31 de agosto, ou, se tiver pressa, no jantar com Lula esta noite no Palácio da Alvorada. De qualquer modo, é junto com a sociedade e o Legislativo. Não depois que o debate tiver se concluído. E nunca a canetaços de medida provisória – um recurso que em tese estaria à disposição de Lula, mas que este descartou por respeito à necessidade de discutir da forma mais ampla, democrática e exaustiva possível o que a nação deve fazer com a “riqueza imensa” do pré-sal.

Anúncios

From → Sociedade

10 Comentários
  1. Isso ainda vai dar muito pano para a manga.

    Eu sempre achei o Serra meio fraquinho para candidato, acho ele muito ingênuo demais.

    Sou afavor de dois candidatos fortes, tando do lado do Governo, quanto contra. Apesar de eu pessoalmente preferir um terceiro candidato forte no páreo.

    Um grande abraço.

    • erickfigueiredo permalink

      O grande medo do PT é a candidatura do Aécio Neves, pois, este sim, é muito esperto porque:
      1 – É aliado do PT e domina a legenda (PT) em MG;
      2 – Conseguiu dominar a mídia mineira;
      3 – Faz uma gestão aceitável em MG;
      4 – Tem menos rejeição do que o Serra.

      Só que parece que a imprensa, alguns empresários poderosos e o PSDB paulista têm interesses no Serra e insiste nele como candidato.

  2. Muitos interesses deverão modificar esse quadro até as eleições, fico no aguardo para depois decidir com calma em quem votar, só não voto no Serra. Abraços

  3. Acho muito precipitado toda conversa e disse que disse deste ou daquele politico, a midia tende a torcer ou distorcer os fatos ….. o prudente é sempre ficar atento a tudo, entretanto sem maiores precipitações.

    • erickfigueiredo permalink

      Plena concordância com tua posição. Abraços e obrigado pelo comentário.

  4. Olá, Erick!

    Nada mais justo do que os brasileiros terem os benefícios proporcionados por essa grande descoberta que não é fruto de esforços dos próprios Estados produtores, mas da natureza e das pesquisas de uma empresa que é do governo federal. Evidentemente que os governadores e uma parte dos habitantes dos Estados produtores serão contra a divisão, mas tem que se fazer justiça, justiça social. Não se pode deixar uns ganhando tudo e o restante sem nada.

    Abraços

    Francisco Castro

    • erickfigueiredo permalink

      Só que parece que não vai ser bem assim. Obrigado pelo comentário.

  5. é sempre bom veicular informações sobre os pretensos candidatos à presidência…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: