Skip to content

Política brasileira: balanço, apuração de resultados e distribuição de lucros

08/22/2009

contabilidade
Nem sempre aumento do faturamento significa aumento do patrimônio líquido. Depende muito de outros fatores, como custo dos investimentos para tal aumento.

O planejamento e a gestão da aplicação de recursos influencia nos resultados de uma empresa.

Investimentos podem significar aplicação de recursos em ativos de liquidez circulante ou não. Podem significar uma demasiada captação de recursos no passivo diminuindo a liquidez. A aquisição de imobilizados pode comprometer a circularização de recursos se não houver um efetivo retorno a tempo de se refletir na obtenção de recursos. A função da empresa é dar lucro aos seus investidores, assim compreendidos os sócios ostensivos ou anônimos conforme o tipo de sociedade institucionalizada por um contrato ou estatuto social.

A análise de um balanço se faz após um determinado período. E um investimento em um determinado projeto pode significar aumento ou diminuição do patrimônio líquido em um determinado período que pode variar. O lucro depende da aceitação pelo mercado do produto objeto de tal projeto.

Na política não é diferente. E a moeda utilizada para medir o retorno dos investimentos é o apoio e a satisfação popular. Apoio e satisfação popular envolve muitas nuances, já que o que está em jogo são interesses diversos e antagônicos. Existem as grandes empresas e empresários que têm o poder de manipular as informações que influenciam a opinião. Temos a distribuição dos benefícios sociais que são capazes de neutralizar os investimentos em formação de opinião, uma vez que nosso sistema eleitoral considera o voto da maioria sem distinção do poder aquisitivo de cada indivíduo.

Notamos pesados investimentos em angariar o apoio popular. De um lado, através da divulgação sistemática de crises e escândalos que obteve alto faturamento. De outro, através da distribuição de benefícios sociais que não alcançam a todos. Ainda não fechamos o balanço e não podemos fazer a análise dos resultados. Ao contrário de um empreendimento regido por um contrato ou estatuto social particular, somos acionistas de um contrato social público e abrangente: somos ao mesmo tempo investidores, vendedores e compradores. O produto deveria ser algo ao alcance de todos, a um preço que todos pudessem pagar e cujo lucro fosse suficiente para suportar o investimento que fazemos: nossa vida em sociedade.

Temos que pensar sériamente que nossa escolha afeta diretamente a cada um de nós como compradores, vendedores e acionistas signatários deste contrato social e que seremos diretamente afetados pelas escolhas que fazemos. Precisamos planejar nosso investimento na eleição da diretoria para que nosso lucro seja maximizado ao máximo com benefícios para cada um de nós.
Anúncios

From → Sociedade

2 Comentários
  1. Apesar de nunca falar muito sobre isso, minha formação também é contabilidade.

    A comparação entre nossos atos contábeis com nossos atos sociais, tendo no final de determinado período a necessidade de se fazer um balanço, foi muito bem elaborada.

    È muito comum se dizer: “Esta na hora de se fazer um balanço; é preciso dar importânica ao que dizemos e falamos”.

    A necessidade de reuniões para se discutir as estratégias, interesses, riscos, etc., é muito importante. Na internet temos a possibilidade de atingir cerca de cinquenta por cento, número hipotético, dos brasileiros, na idade economicamente e politicamente ativa, restam os outros cinquenta por cento, que não acessam a internet, ou, se acessam, não se enteressam por nada além do entretenimento.

    Parabéns pelo texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: