Skip to content

De quem será o pré-sal? A escolha é nossa

08/18/2009

Uma reportagem do jornal americano The New York Times afirma nesta terça-feira que diante da descoberta do petróleo da camada pré-sal o governo do Brasil está tentando “se distanciar de mais de uma década de cooperação próxima com companhias petrolíferas estrangeiras e exercer mais diretamente seu controle da extração”.

O jornal afirma que tal iniciativa seria parte de uma “motivação nacionalista” do Brasil para aumentar o lucro advindo de suas reservas naturais e “cimentar sua posição como potência global”. O “New York Times” diz ainda que essa tentativa de exercer maior controle pode, entretanto, acabar retardando o ritmo de desenvolvimento daquelas reservas.

Significa dizer que os americanos estão de olho nas nossas reservas petrolíferas com uma série de argumentações rebatidas pelo presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, que diz que o governo tem razão para limitar a participação estrangeira.

O que o Brasil quer com o pré-sal é a utilização destas reservas para alavancar investimentos sociais, incluindo saúde e educação. E este objetivo só será alcançado se a Petrobrás for a detentora do direito de propescção das reservas.

Dependendo do futuro governo, o destino das reservas estará selado. Ou será gerido pelo Brasil a favor dos barsileiros ou ficará em mãos estrangeiras. Tenho certeza que se José Serra for o presidente, deixará de existir a Petrobrás e as reservas do pré-sal estarão em mãos estrangeiras.

Tudo depende de nós.

Anúncios

From → Sociedade

3 Comentários
  1. Tudo depende de nós? Acho que não ….

  2. Olá Erick.
    Sinceramente não acredito nesta hipotese do José serra, assumindo a presidência ele entregaria a Petrobras nas mãos dos Gringos, a sociedade brasileira já está alerta sobre isto. Essas especulações parece-me mais com aqueles temeres que parte da sociedade tinham que se o “LULA” assumisse a Presidência ele iria acabar com a liberdade de imprensa, ia transformar nosso país em uma “cuba” continetal.
    Esse tema do Pre-sal vem sendo discutido a tempo e creio que quem assumir a presidência no proximo mandato vai estudar muito qual o melhor modelo de exploração, para que o Brasil possa ser o grande beneficiario destas descobertas.
    O Brasil está tendo a Grande oportunidade de sua História, para entrar definitivamente na lista dos grandes players mundiais, não podemos disperdiçar esta oportunidade.
    Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: