Skip to content

Idade da Autenticidade

07/23/2009

Um conhecido meu, em plena crise da meia idade vê uma jovem se aproximar dele e se anima:

– Olha só que beleza… Uma gracinha… Esta noite vai render!
Ele, todo animado, vai de encontro à jovem, de seus 25 ou 26 anos. Quando se aproxima dela, recebe a pergunta à queima-roupa:
– Tio, por favor, poderia me dizer as horas?
Foi um banho de água fria. Sem graça, ele disse as horas e se afastou em silêncio. Uma situação ridícula que representa apenas uma fase da vida, onde o homem tenta recuperar algo que ficou incompleto na juventude. Nem todos são assim, mas uma grande parte tem este comportamento: se julga mais juvenil e sedutor do que realmente é. Normalmente se dedica a atividades físicas e cuida da aparência de forma obsessiva. Se vê como um garotão. Normalmente corre o risco de se apaixonar perdidamente como se fosse um dolescente.
Não sei se passei por esta fase. Se passei, fui muito sutil e não percebi. Hoje, eu e o meu amigo estamos em uma idade em que a autenticidade se faz presente e tomou lugar dos modismos, da preocupação com o que os outros estão pensando da gente.
Na maturidade os sentimentos são mais autenticos e nos preocupamos mais em estar felizes e confortáveis do que em agradar aos outros. A experiência faz com que dexemos de ser o sabichão de outrora e passamos a ter auto-confiança através do conhecimento de nossos limites físicos e intelectuais, sem submissão a modismos ou à imposição social. É a idade da autenticidade.

Anúncios

From → Atualidades

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: