Pular para o conteúdo

Vazamento de petróleo no Brasil

11/13/2011

Foi no campo de Frade operado pela Chevron do Brasil, o oitavo maior produtor do país individualmente. Em setembro ele produziu 74,768 mil barris de óleo e 899,35 mil metros cúbicos de gás. Na lista de 20 maiores produtores do país, apenas três campos não são operados pela Petrobras. Além de Frade estão na lista Ostra (Shell) e Peregrino (Statoil).

O vazamento foi denunciado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro) no dia 09 de novembro próximo, mas a operadora demorou 24 horas para admitir o vazamento, feito através de uma nota em seu sitio nos Estados Unidos informando que se tinha detectado o vazamento “entre o campo de Frade e o de Roncador – que é operado pela Petrobras – quando, na verdade, ele se deu bem próximo de uma de suas plataformas de perfuração, a Sedco706, da Transocean, a mesma proprietária da Deepwater Horizon, que provocou o acidente no Golfo do México.

As informações, segundo a Chevron, são de que os detalhes do vazamento foram observados por um veículo submarino operado à distância (ROV), que identificou que o óleo é proveniente de uma falha na superfície do fundo do mar, próxima ao Campo Frade. À noite, a empresa disse apenas que as investigações sobre as causas prosseguiam.

O governo está acompanhando e apoiando todas as providências da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento, por meio do Ministério das Minas e energia e da Marinha do Brasil.

Estes fatos não receberam destaque da mídia embora seja grave e importante, talvez pelo fato de ter sido ocasionado pela Chevron, que demorou muito  para admitir o vazamento e, quando o fez, foi de forma imprecisa, tentando aproximar o problema do poço operado pela Petrobrás e culpando uma falha geológica que, segundo especialistas, é muito improvável de ser a real causa do acidente, considerado de pequena monta mas que foi um acidente como o ocorrido no Golfo do México, este de grande monta, ocasionado pela mesma empresa que opera o poço onde ocorreu o vazamento.

Com informações do Valor Econômico e Agência Brasil

About these ads

From → Sociedade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 445 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: